Blog

O Incrível Border Collie

O Border Collie é aquele tipo de cão que agrada a praticamente qualquer pessoa, basta que goste de cães para saber apreciá-la.  Esperto, simpático e extremamente obediente, o cão da raça Border Collie se tornou uma verdadeira celebridade no mundo depois que foi apontado pelo autor Stanley Coren, psicólogo especialista em comportamento canino, em seu livro “A Inteligência Canina” como a raça mais inteligente do mundo. No livro, os cães eram analisados e estudados por 199 adestradores que comparavam os resultados de acordo com a obediência e o desempenho nos testes realizados.

Esta raça é tão impressionante, que é capaz de aprender um enorme número de palavras e comandos diferentes sem se confundir jamais. Para comprovar esta teoria, podemos citar o famoso cão alemão chamado Rico, que se tornou conhecido em toda a Alemanha depois de participar de um programa de televisão. Rico conhecia mais de 200 palavras diferentes e as aprendeu de forma extremamente rápida, o que realmente surpreendeu especialistas no mundo todo.

Além disso, trata-se de uma raça extremamente dócil e encantadora. Muito sociável com todos os membros da família, inclusive com crianças, o Border Collie também aceita muito bem a visita de amigos e vizinhos, bem como as de outros cães. Tornando-se um excelente cão de companhia. Muito apegado, dificilmente fica agressivo ou irritado.


Mas o que realmente não se pode negar, é que o Border Collie é uma excelente raça de cão para quem gosta de uma companhia animal para praticar esportes. Ele costuma se destacar em modalidades conhecidas de atividade canina como o dog show, pastoreio, flyball, frisbee, freestyle e o agility.

Ou seja, apesar de ser uma raça totalmente encantadora, possui um alto nível de energia, precisando assim praticar atividades físicas e brincadeiras constantes. O Border Collie não é o cão indicado para pessoas que gostam de sossego e muito menos para quem não tem muito espaço para que ele possa correr, ou tempo para deixar que gastem tanta energia acumulada todos os dias.

O Border Collie precisa praticar atividades diariamente, que podem ser caminhadas, corridas ou brincadeiras, principalmente os de arremesso, nas quais é possível que traga objetos para seu dono. O Border Collie sempre foi uma raça de trabalho e por este motivo gosta de se sentir útil e importante para seus donos. Eles também precisam ser desafiados e participar de jogos que estimulem toda sua capacidade mental.

Para quem aprecia praticar de atividades e campeonatos destinados para cães, o Border Collie surge como a raça ideal. Nos campeonatos mundiais é sempre considerado o favorito das modalidades, principalmente do agility, onde são exigidas habilidades como agilidade, inteligência e obediência aos comandos do dono.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.